terça-feira, 26 de maio de 2020

QUARENTENA E O FUTURO...

Jovem garoto furando seu desenho na janela de casa durante a crise do Covid-19 : Foto de stock

Nessa quarentena eu tenho gasto bastante tempo para tentar entender como será o mundo pós pandemia. No meu ponto de vista, será como se a economia mundial zerasse e começasse do tudo zero novamente.

Quando eu jogava video game era exatamente assim. Geralmente a gente jogava futebol e às vezes a gente reiniciava o jogo quando alguém estava perdendo! kkkkkkkkkkk

Acontece que não estamos vivendo um jogo, isso tudo que estamos vivendo é real. São nossas vidas e as vidas de todas as pessoas do mundo inteiro.

Nas minhas análises pessoais sobre como será o novo mundo, eu tenho percebido claramente 2 grandes desafios que todos nós precisamos enfrentar.

E não adianta ignorá-los ou mesmo fingir que eles não existem. Você precisa enfrentá-los agora, caso contrário eles vão se tornar um grande pesadelo não só para você, mas para toda sua família.

E ainda penso que esses dois desafios devem ser enfrentados simultaneamente. Não se pode primeiro enfrentar um, para depois enfrentar o outro, porque dessa forma de nada adiantaria.

O primeiro desafio que eu vejo se chama QUARENTENA. E quando eu penso nessa palavra não me refiro apenas a ficar em casa, o que realmente espero que você esteja fazendo. No meu ponto de vista, o desafio é você conseguir manter sua integridade mental durante o período de quarentena, sem perder as esperanças de que toda essa crise vai passar.

Ficar em casa assistindo os jornais, vidrado nas notícias ruins que passam a todo momento não vai ajudar você a manter sua mente saudável. O segredo é tornar esse tempo de isolamento social o mais produtivo possível.

O segundo e MAIOR desafio é você fazer um exercício de prever o SEU futuro e o da sua família. 

Deixa eu te ajudar nesse exercício 3 perguntas...

1) Qual será o impacto financeiro dessa crise no seu orçamento familiar? Você e seu cônjuge terão alguma perda salarial? Vocês terão seus empregos preservados? Terão redução salarial?

2) Se você é autônomo, em quanto tempo depois da crise você acha que terá o seu negócio plenamente reestabelecido? 1 ano? (Segundo especialistas que acompanho, ainda após a liberação da população para locomoção, os seus padrões de comportamento e de consumo mudarão radicalmente)

3) Com o aumento brutal do desemprego, e com a baixa expectativa de recuperação da economia nos próximos anos, o que você acha que as pessoas que passarão fome e terão a necessidade de levar comida para suas casas irão fazer? Como isso vai impactar a sua rotina e da sua família?

Olha, espero realmente que você faça esse exercício de prever o futuro, porque isso com certeza vai influenciar nas suas decisões de HOJE!

Nenhum comentário:

Lei Estadual 8.878/2019 trata sobre a regularização fundiária de imóveis urbanos e rurais do Estado.

Representantes de entidades da sociedade civil paraense e do Ministério Público Federal (MPF) participaram, na manhã ontem terça-feira (8), ...